Declaração IRPJ 2020

Assim como a pessoa física (CPF), muitas empresas também precisam fazer a declaração do imposto de renda para pessoas jurídicas, a declaração IRPJ 2020. Pessoas jurídicas são aquelas que possuem CNPJ. Quer saber mais? Então acompanhe o nosso artigo que vamos falar tudo sobre a Declaração IRPJ 2020.

Declaração IRPJ 2020

Declaração IRPJ 2020

Declaração IRPJ 2020

Diversas empresas precisam fazer a declaração IRPJ 2020, elas são cobradas pela Receita Federal e precisam estar em dia com suas documentações e estar com o seu CNPJ ativo.

A declaração IRPF para pessoas físicas é uma prestação de contas quanto aos bens da pessoa, patrimônio, rendimentos anuais, investimentos etc. Já o IRPJ serve para fiscalizar as contas e bens das empresas, no entanto funciona de forma um pouco mais complexa.

Por ser mais complicado, as empresas acabam contratando contadores para que manterem seus documentos atualizados e de forma efetiva. As empresas normalmente precisam contar com um contador para fazer essa declaração pois, qualquer erro enviado para a Receita Federal pode ser uma tremenda dor de cabeça.

Declaração IRPJ

Declaração IRPJ

Quem precisa declarar IRPJ 2020

Podemos dizer que quase todas as empresas precisam fazer a declaração do Imposto de Renda 2020, ou seja, pessoas jurídicas. A exceção fica para as empresas que estão encaixadas no Simples Nacional, que é um tipo de imposto mais simplificado para micro e pequenas empresas.

Veja aqui a lista do que é necessário a empresa ter para o dever da declaração IRPJ 2020:

  • Empresas ou até mesmo empresários que enviaram dinheiro ao exterior;
  • CNPJ (pessoas jurídicas) que fazem Imposto de Renda na Fonte;
  • Empresas que fazem ou já fizeram no último ano pagamentos para outras empresas.

Quando declarar o IRPJ 2020?

A empresa deverá ficar atenta quanto a data da declaração do IRPJ 2020 porque ela funciona de forma diferente que a declaração para pessoas físicas. Todo o ano a empresa deve declarar e fazer o pagamento do imposto, que pode ser feito de 30 em 30 dias, trimestralmente ou anualmente.

Como declarar o IRPJ 2020

Como é um procedimento mais complicado, é importante que a empresa contrate um contador para fazer de forma correta a declaração IRPJ 2020. Veja como funciona:

  • A empresa precisa buscar um contador, pois a declaração IRPJ pede mais detalhes que o IRPF;
  • Deve-se fazer o pagamento dos boletos do IRPJ, que é feito através de uma DARF, um documento de arrecadação de receitas federais;
  • Para adquirir a guia, não deixe de buscar o Ministério da Fazenda.

O pagamento pode ser feito anualmente, trimestralmente ou de 30 em 30 dias.

Programa IRPJ 2020

O IRPJ 2020 pode ser declarado através do programa da Receita Federal, assim como acontece com a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Para isso basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site http://receita.economia.gov.br/acesso-rapido/tributos/IRPJ;
  • Busque o ano indicado para baixar o programa em que você vai declarar;
  • Com o programa instalado em seu dispositivo, faça a declaração preenchendo todas as informações necessárias e corretas da empresa;
  • Envie a declaração conferindo antes se todas as informações estão lá, se estão completas e corretas;
  • Agora é aguardar a aprovação da Receita juntamente da restituição, caso houver.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply