Retificação Imposto de Renda 2020

Caso você preencha alguma informação incorreta no momento de declarar o imposto de renda, agora é possível corrigir os dados, por meio do processo de retificação Imposto de Renda 2020. Caso você cai na Malha Fina, esse é o momento de realizar a retificação do documento.

Uma parcela da população precisa todos os anos fazer a sua declaração do imposto de renda. Essas pessoas são aquelas que recebem acima do mínimo estipulado pela Receita Federal. Por isso devem declarar todo o seu ganho do ano anterior, seus bens, patrimônios, heranças etc.

Todo ano é necessário que essa parcela da população faça essa declaração. Normalmente esse período para enviar todos esses dados e informações é no primeiro semestre do ano. No entanto, sabemos que algumas pessoas enviam a declaração, mas depois de enviada percebem algum erro ou falta de alguma informação. Por isso, abaixo você pode verificar como funciona a retificação.

Retificação Imposto de Renda 2020

Retificação Imposto de Renda 2020

Quem Precisa Retificar

Se você enviou a declaração do seu imposto de renda 2020, mas lembrou que enviou algum dado incorreto ou esqueceu de preencher alguma informação, então faça a retificação Imposto de Renda 2020 o quanto antes, até mesmo para não cair na malha fina da Receita Federal.

O cidadão pode enviar quantas retificações ele quiser. No entanto é preciso ficar atento para que isso não acabe despertando alguma suspeita da Receita Federal e a declaração não caia na malha fina. É possível também retificar até cinco anos depois de enviar a declaração, mas como dissemos, é preciso ter cuidado para não despertar suspeitas da Receita.


Porque fazer a Retificação Imposto de Renda?

É possível retificar uma declaração que você enviou há pouco tempo, como também declarações mais antigas, de até cinco anos atrás. A omissão de qualquer informação a Receita Federal é crime. Sendo assim, tenha atenção no momento de realizar a declaração do imposto de renda, não deixando de informar nenhum de seus bens, rendimentos ou direitos.

É importante que o cidadão guarde todos comprovantes fiscais, para se houver solicitação da Receita Federal você tenha como apresentar os documentos e comprovantes. Se você preencher as informações com cuidado e atenção provavelmente não terá maiores problemas.

Se você quiser fazer uma declaração retificadora ou várias delas, pode fazer no próprio programa da Receita Federal instalado para fazer a declaração do IR 2020. Tudo de forma online e sem precisar sair de casa.

Retificação Imposto de Renda

Retificação Imposto de Renda


Como Retificar DIRF 2020

Para fazer uma declaração retificadora do seu imposto de renda é muito simples. Se você não sabe como é possível fazer, então acompanhe o passo a passo que criamos abaixo:

  • Acesse novamente o programa que foi usado para fazer a declaração IR;
  • Selecione a declaração que deseja corrigir;
  • Clique na opção para abrir a ficha “Identificação do Contribuinte”;
  • Selecione o item “Declaração Retificadora”;
  • Depois informe o número do recibo da declaração a ser retificada.
Como Retificar DIRF 2020

Como Retificar DIRF 2020

Se você não tem o recibo da sua declaração, pode recuperar dentro do programa também, na opção do menu “Declaração”, depois “Imprimir”. Caso já tenha feito uma outra retificação, utilize o número do recibo da última retificação feita. O recibo é um comprovante de entrega da declaração que contém 12 dígitos.


Retificação Online

Outra forma de fazer a sua retificação é indo até a uma agência da Receita Federal ou acessando o site do e-Cac. Para isso, basta:

  • Acessar o site cav.receita.fazenda.gov.br;
  • Acesse com um certificado digital ou através de um código de acesso disponibilizado pelo portal;
  • Insira as informações solicitadas pela página;
  • Dentro do sistema, faça a retificação da declaração necessitada.
Retificação Online

Retificação Online

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply